A ‘economia circular’ pode ajudá-lo a desperdiçar (e gastar) menos

'economia circular'
'economia circular'

Mesmo que você recicle e faça compostagem, ainda estará vivendo um estilo de vida bastante desperdiçador. Um modelo de “economia circular” é uma opção melhor.

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente quer sentir que está fazendo a sua parte para evitar um futuro no estilo Mad Max , no qual todos lutaremos no deserto por recursos cada vez menores. Você recicla seu lixo de plástico, metal e papel. Você leva uma sacola reutilizável para o supermercado.

Todas essas ações são ótimas – e significativas –, mas não são tão eficazes quanto você poderia esperar, porque estamos todos presos a um estilo de vida desperdiçador. Uma pessoa média desperdiça 168 quilos de alimentos perfeitamente comestíveis todos os anos, por exemplo, e gera perto de 5 quilos de lixo diariamente . E grande parte da sua reciclagem não é reciclada, incluindo menos de 10% de todos os plásticos que utilizamos. O motor da economia mundial é um modelo “tirar-fazer-desperdiçar” que encoraja uma relação descartável com quase tudo, e é difícil sair dela.

Mas você pode fazer mais adotando o que é conhecido como economia circular .

Reduzir, reutilizar, reciclar

Uma economia circular é um modelo focado em reduzir ao máximo os resíduos. Existem alguns princípios básicos :

  • Reutilizar: Se algo estiver desgastado ou não funcionar mais como planejado originalmente, procure maneiras de mantê-lo útil em vez de simplesmente descartá-lo.
  • Reciclar: Se você não consegue descobrir uma maneira de reutilizar algo, encontre maneiras de reciclá-lo.
  • Reparar: Quando as coisas quebrarem, descubra como consertá-las em vez de simplesmente substituí-las por um novo modelo.
  • Remanufaturar: Se não há como consertar ou reaproveitar algo que está quebrado, só então faça uma nova versão.

No centro do conceito está transformar “resíduos” num novo recurso que possa ser utilizado. Obviamente, parte disso só é possível no nível social, mas há muito que você pode fazer sozinho para seguir esses princípios e viver um estilo de vida mais circular.

Reutilize tudo que puder em casa

Uma das formas mais fáceis de adotar um modelo de economia circular na sua vida é mudar a forma como utiliza os recursos da sua casa, encontrando formas de reutilizar o máximo que puder. A água que desce pelos ralos pode ser captada para regar o gramado ou jardim, ou para dar descarga no vaso sanitário. Restos de comida e outras matérias orgânicas podem ser compostados para uso em seu jardim (ou em seu paisagismo, ou em jardins de outras pessoas ).

Este conceito se estende às suas coisas. Você pode consertar muitos eletrodomésticos e outros itens com um pouco de conhecimento e algumas ferramentas básicas, em vez de jogá-los fora e comprar novos. Encontrar novos usos para ferramentas, dispositivos ou materiais que você acumulou ou que não cumprem mais sua função original também é uma estratégia fundamental da economia circular – até mesmo algo simples como usar uma escova de dentes velha para ajudar a limpar os azulejos do banheiro, colher os restos de barras de sabão velhas para fazer novas ou usar os fiapos da secadora como gravetos na lareira ou fogueira ajuda.

Se você está reformando ou reformando, escolher materiais como azulejos feitos de materiais reciclados ou madeira recuperada transforma seu projeto em circular. (Você também pode reciclar os restos da reforma em vez de jogá-los na lixeira.)

Pedir emprestado em vez de comprar

Numa sociedade consumista, é fácil comprar apenas as coisas de que necessitamos, mesmo que só precisemos delas para uma única utilização. Uma abordagem mais circular é pedir emprestado ou alugar as coisas que você precisa. Isso pode ser tão simples quanto pedir ferramentas emprestadas ao seu vizinho quando precisar delas ou alugar equipamentos em uma loja de ferragens em vez de comprá-los, usá-los uma vez e deixá-los apodrecer em sua garagem por uma década antes de decidir que é muito velho e descartável. isso embora.

Outra abordagem é procurar uma biblioteca de ferramentas local ou organizar um compartilhamento de ferramentas na vizinhança . Na verdade, você pode se reunir com vizinhos, amigos e familiares para compartilhar muitas coisas, como roupas (especialmente todas aquelas roupas infantis que seus filhos usam quase que instantaneamente). Outra maneira de tornar seu estilo de vida mais circular é usar ferramentas como Freecycle ou Buy Nothing Groups para doar coisas que você não precisa mais e pegar itens usados ​​​​que ainda têm muita vida. Esse tipo de empréstimo e empréstimo circular tem outra grande vantagem: você pode economizar muito dinheiro ao longo dos anos tomando emprestado ou encontrando itens usados ​​​​de graça, em vez de comprar novos o tempo todo.

Escolha os produtos com sabedoria

Nem sempre você encontra o que precisa na casa do vizinho ou no Freecycle. Às vezes você não terá escolha a não ser comprar algo novo. Nesses casos, no entanto, ainda pode apoiar a economia circular escolhendo empresas que também abraçaram o conceito. Por exemplo:

  • A Patagônia construiu seu modelo de negócios com base em um conceito circular e sustentável, incluindo seu programa Worn Wear , que permite que você troque seus equipamentos usados ​​e compre equipamentos usados.
  • A Ikea não só trabalha para usar materiais reciclados em seus produtos, mas também oferece um programa de recompra e revenda que permite que você venda seus móveis Ikea desnecessários de volta para a empresa, que então os vende usados ​​para outra pessoa, sem desperdiçar nada.
  • A Adidas lançou uma Estratégia de Três Loops , que visa a) usar materiais reciclados em seus calçados, b) reutilizar esses materiais quando os calçados se desgastarem e c) eventualmente passar a usar recursos naturais e renováveis ​​na fabricação de seus calçados. .
  • A Flor possui um robusto programa de reciclagem de seus carpetes em placas, facilitando o envio de carpetes antigos à empresa para serem reciclados e reaproveitados de forma sustentável.
  • A Mattel tem seu programa Playback , que facilita às famílias o envio de seus brinquedos de plástico antigos e usados, para que os materiais possam ser reciclados e recuperados.

Escolher empresas que estejam envolvidas com uma estratégia económica circular requer um pouco de pesquisa, mas depois de as identificar, poderá tornar os seus próprios esforços muito mais fáceis trabalhando com estas empresas quando comprar algo é a sua única opção – e estabelecer a sua própria economia circular pessoal é a maneira mais eficaz de levar um estilo de vida sustentável e ecológico. (E pense no dinheiro que você economizará.)