Como funcionam os empréstimos sem garantia (e quando você deve obter um)

empréstimos sem garantia
empréstimos sem garantia

Os empréstimos sem garantia não exigem garantias, mas têm taxas mais altas – é aqui que essa opção de empréstimo flexível faz sentido para suas necessidades.

Quando você precisa pedir dinheiro emprestado, geralmente você tem duas opções: empréstimos garantidos ou empréstimos não garantidos. Um empréstimo garantido é aquele em que você oferece um ativo como uma casa ou um carro como garantia, o que significa que o credor pode confiscar esse ativo se você não pagar o empréstimo. Um empréstimo sem garantia, por outro lado, não requer garantias – mas tem algumas desvantagens.

O que é um empréstimo sem garantia?

Com um empréstimo sem garantia, os credores aprovam que você peça dinheiro emprestado com base apenas em sua capacidade de crédito e renda, e não em quaisquer ativos que você possua. Alguns tipos comuns de empréstimos sem garantia incluem cartões de crédito, empréstimos estudantis e empréstimos pessoais.

A maior vantagem de um empréstimo sem garantia é que você não precisa arriscar nenhuma propriedade ou ativo para obter o dinheiro de que precisa. A desvantagem é que esses empréstimos normalmente têm taxas de juros mais altas do que os empréstimos garantidos para compensar o aumento do risco para o credor. Sua pontuação de crédito desempenha um papel importante na determinação da taxa de juros para a qual você se qualificará em um empréstimo sem garantia.

Quando faz sentido obter um empréstimo sem garantia?

Um empréstimo sem garantia pode ser uma boa opção em diversas situações:

Você tem um bom crédito

Se sua pontuação de crédito for boa a excelente, você provavelmente se qualificará para taxas de juros relativamente baixas em um empréstimo pessoal sem garantia em comparação com outras opções de empréstimo, como cartões de crédito.

Você não quer arriscar ativos

Sem garantia envolvida, um empréstimo sem garantia protege sua casa, carro, investimentos e outros ativos se você tiver problemas para pagar a dívida.

Você precisa de flexibilidade

Os empréstimos pessoais não garantidos podem fornecer fundos para praticamente qualquer finalidade, desde a consolidação de dívidas de cartão de crédito até a cobertura de despesas de emergência.

No entanto, também há momentos em que um empréstimo garantido pode ser preferível, especialmente se você tiver um crédito ruim e as altas taxas de juros tornarem um empréstimo sem garantia inacessível. A prestação de garantias sobre um empréstimo garantido pode qualificar os mutuários para taxas mais baixas.

Como obter um empréstimo sem garantia

Então você está convencido da ideia de pedir dinheiro emprestado sem dar garantias. Você pode entrar no seu banco e pedir exatamente isso? Não exatamente.

O processo de solicitação de um empréstimo pessoal sem garantia é mais complicado. Os credores verificarão seu relatório de crédito, pontuação de crédito, renda, situação profissional, dívidas pendentes e situação financeira geral antes de decidir se aprovam um empréstimo e a que taxa de juros.

As fontes mais comuns de empréstimos pessoais sem garantia incluem bancos, cooperativas de crédito e credores online. Muitos permitem que você inicie o processo enviando uma inscrição on-line ou por telefone. Você precisará fornecer informações como seu nome, detalhes de contato, número de seguro social, renda, valor do empréstimo desejado e para que planeja usar os fundos. O credor irá então obter seu relatório de crédito e outros detalhes financeiros antes de informar se você foi aprovado ou negado.

No geral, os empréstimos não garantidos oferecem flexibilidade e conveniência para mutuários com histórico de crédito sólido . Apenas certifique-se de compreender os custos durante todo o prazo do empréstimo e de ter um plano para pagar a dívida. Ao pesar suas opções, você pode decidir se um empréstimo sem garantia é a escolha certa para sua situação. Para saber mais, aqui estão algumas dicas para pagar seus empréstimos antecipadamente .